sábado, 9 de abril de 2011

Cinema-Must See

Um dos últimos filmes que vi nestas mini férias, e que me marcou imenso, foi o "À nous amours" do director Maurice Pialat.
Adoro cinema francês, e esta película não foi excepção. Apesar da data de lançamento ter sido em 1983, este filme continua a ser actual, "fresh" e bastante revelador das relações familiares distorcidas num lar considerado disfuncional.
Além disso, tem toda a vibe dos anos oitenta (não me canso de afirmar que para mim foi uma das melhores épocas históricas a nível cultural) que confere um ambiente super acolhedor. O guarda-roupa é excelente, os diálogos evoluem com naturalidade e as personagens são exploradas em todas as suas dimensões (boas ou más).
A sinopse do filme é simples.
Suzanne, uma jovem de quinze anos, proveniente de um lar disfuncional quando o seu pai resolve sair de casa e a sua mãe entra num profundo estado de depressão e loucura, encontra no sexo a sua única forma de escape à realidade. O seu comportamento é considerado promiscuo pelos seus familiares, especialmente pelo irmão que a agride física e verbalmente como forma de descarregar as suas próprias frustrações.
Não! Este filme não é brilhante, não ouso dizer tal coisa, mas ainda assim tem qualquer coisa que nos deixa de olhos postos no ecrã até ao último minuto. Talvez seja a dureza das relações, o minimalismo das cenas e a cumplicidade que sentimos por Suzanne, pela sua mãe, o irmão e o próprio pai.
O filme prima realmente e somente por isso...
























Sem comentários:

Enviar um comentário