quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Designer do dia

Profissão ingrata a minha em que sou obrigada a analisar detalhadamente tudo o que fazem os outros designers... (hahahaha...)! 
 Mas não me queixo muito. No meio de muita tristeza, acaba-se sempre por descobrir algumas preciosidades. Mentes brilhantes. Profissionais cheios de talento, dedicação e perseverância.
Designers que tal como eu passam vinte e quatro horas com uma única palavra na cabeça: MODA.
Por isso, sinto-me na obrigação de divulgar tudo o que puder. Acreditem que para mim é uma honra fazê-lo.

 O designer do dia é:

                                                              Jason Wu  

 Nascido em Taiwan a 27 de Setembro de 1982... (sim, ainda consegue ser mais velho que eu :-0), Jason Wu mudou-se para o Canadá muito cedo. Com  nove anos, frequentou o EagleBrook School em Massachussets, tendo-se mudado posteriormente para o Loomis Chaffee.
 Aprendeu, (como todos os rapazes da sua idade... ou talvez não), a  costurar pequenos outfits para as suas bonecas. A paixão pela moda estava criada, embora Jason também tivesse demonstrado interesse pela escultura quando se mudou para Tokyo.
Nessa altura, com apenas dezasseis anos, este promissor designer agarrou a oportunidade de desenhar roupas para bonecas numa companhia de brinquedos, a Integrity Toys.Uma manobra inteligente para ganhar alguns trocos, sem dúvida, e algo que permitiu  ao jovem ocupar o cargo de director criativo da empresa.
Nota importante: Precisou apenas de um ano para isso.
Mais tarde, ele decidiu tornar-se criador de moda, não de bonecas, mas sim de mulheres de carne e osso. Terminou a escola secundária no Loomis Chaffee e candidatou-se a um lugar na prestigiada escola de moda Parsons The new School of Design. Depois disso, estagiou para Narciso Rodriguez.

A primeira colecção Ready-to-wear de Jason Wu surgiu em 2006 e foi toda paga por ele, com o dinheiro guardado dos tempos em que desenhava roupas para bonecas. A colecção foi um sucesso, tendo ganho inclusive o prémio Fashion Group International's Rising Star em 2008.
Os seus primeiros clientes famosos, sedentos por usar roupas suas, foram: Ivana Trump, January Jones, Amber Valleta e a drag queen RuPaul. Contudo, a cliente que realmente impulsionou a sua carreira foi a não menos conhecida Michelle Obama.
Até à data, nenhuma primeira dama norte-americana se interessou em vestir novos designers de moda. Michelle Obama foi a primeira a fazê-lo, confiando a Jason Wu a terrível tarefa de desenhar o vestido ideal para a gala de tomada de posse de Barack Obama. Calculo o nervosismo do coitado, provavelmente eu teria passado cerca de mês sem pregar olho... hahaha...
 Mas a tarefa foi concluída com um sucesso estrondoso. Não conheço ninguém que tenha a coragem de dizer que naquela noite a Michelle Obama não estava simplesmente maravilhosa.



O Barack Obama também não estava nada mal ;-)


Em pouco tempo, Michelle Obama tornou-se na musa de Jason Wu, tendo aparecido em vários eventos usando roupas suas, sempre com a elegância, inteligência e simpatia que lhe é reconhecida.





Mas enganem-se aqueles que pensam que Jason Wu se ficou apenas pelo regalo que foi vestir a primeiríssima primeira dama negra dos Estados Unidos. Muito pelo contrário.
 O jovem designer arregaçou as mangas e construiu a sua própria marca. Seguiram-se outras colecções, campanhas publicitárias e um rol infinito de mulheres dispostas a gastar até o último cêntimo das suas carteiras por uma peça sua.


Nota: (Clique na imagem para ampliar)

                                              Pre/Fall Jason Wu 2010
                                              Fonte: http://www.fashionising.com/


Seguem-se outras fotos do trabalho de Jason Wu:













         Os acessórios também não deixam nem um pouco a desejar:

                                      Óculos! Quero todooooooooooooosssssssssssss...

                                                    Miss Wu Spring/Summer2011


                         Hummmmmmmmmmm... que miminho para o Natal....


                                         Pequenos detalhes da última colecção...





          
  Adooooooooooooooooooooooorrrrorrrrrrroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.....      



                                            Fonte: http://www.jasonwustudio.com/

  E assim chega ao fim a nossa saga Jason Wu. Para terminar em beleza, deixo-vos o desfile da sua última colecção Spring/Summer 2011. Diga-se de passagem, um dos meus shows preferidos desta estação.
 A inspiração da colecção surgiu aquando de uma viagem do designer ao Brasil.
 Misturando elegância e sofisticação no mundo do "workwear", Wu conseguiu uma mistura perfeita de blazers, calças de cintura subida, shorts, camisas transparentes, e como não poderia deixar, vestidos de noite glamourosos e românticos. A paleta de cores segue as tendências do Verão. Tons neutros, caqui, pitadas de pink, preto, pastel e também alguns estampados florais inspirados no trabalho da artista brasileira Beatriz Milhazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário