segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cinema-Must See

Acabei de o ver e adorei!
Há muito que um filme não me prendia ao ecrã do príncipio ao fim.
O nome da obra: Black Swan.
O novo filme de Darren Aronofsky que conta com a excelente participação de Natalie Portman e Vincent Cassel.
A longa-metragem conta a história de Nina, uma bailarina perfeccionista e retraída que consegue finalmente a chance de ser protagonista na grande companhia de dança de que faz parte. O director (Vincent Cassel) considera-a perfeita para o papel do Cisne Branco em O Lago dos Cisnes, mas teme que Nina seja doce demais e incapaz de mostrar sensualidade e energia para fazer o Cisne Negro. Os ensaios são carregados de stress. Nina é pressionada pela mãe, uma ex. bailarina que viu a sua carreira terminar com o nascimento da filha, e também pelo diretor, sendo motivo de inveja de outras bailarinas da companhia.
 É nesta atmosfera que o seu lado negro aflora pouco a pouco, num processo alucinatório que atinge o auge na noite de estreia. Aliás, não percam a noite da estreia.
 Devo confessar que cheguei a este filme com uma enorme expectativa, e ao contrário do que estava à espera, as expectativas corresponderam à realidade. A obra é suberba. Começa lentamente... talvez lentamente demais , contudo, os últimos cinquenta minutos do filme compensam toda a espera. Natalie Portman demonstra uma enorme maturidade enquanto actriz. Não sei se esta interpretação lhe trará uma nomeação aos Óscares, mas se trouxer, não será surpresa nenhuma.
 Gostei da forma como o director explorou o mundo artístico do ballet, dotando-lhe de um lado negro, sujo e pouco ortodoxo... não estou a falar da cena em que Natalie Portman se masturbou, ou da outra em que fez sexo com a sua maior rival. Não! Não estou a falar de nada disso.
 Este filme tem realmente qualquer coisa. Não é o melhor que já vi, e com certeza vai demorar algum tempo a querer vê-lo de novo, mas ele tem realmente qualquer coisa...
 Nota:  Deixo em baixo screencaps do filme e também o trailer.



Obs (clique na imagem para ampliar)








Nota2: Não esquecer o guarda-roupa do filme! É fantabolástico, especialmente o vestido branco de Natalie Portman na festa promocional da peça.

Sem comentários:

Enviar um comentário